quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um bem, e uma necessidade, de todos.

Após anos de desenvolvimento impensado, sobretudo dentro do modelo capitalista, nos deparamos com um meio ambiente fragilizado. Neste contexto, nas últimas décadas, surge uma urgente, porém tardia, preocupação, e temas como preservação ambiental e sustentabilidade se tornam constantes. A preocupação não deve cessar, mas só aumentar, já que hoje já nos conscientizamos da importância do meio ambiente a todos na Terra e dos riscos que este corre.
As primeiras medidas foram tomadas em relação às grandes empresas e Estados desenvolvidos, notadamente, poluidores em potencial em busca do grande desenvolvimento capitalista. Acordos e reuniões como o Tratado de Kyotosão exemplos das primeiras mudanças. Com o tempo, países e multinacionais noticiarão que, sem ajuda do meio ambiente, lucro e capital de nada valem.
Porém não se resume apenas a estes grandes responsáveis.Cada atitude humana, por mais pequena que pareça, traz grandes avanços. Questões como racionamento de água, energia e combustíveis já se tornaram conceitos primários em nossas vidas, os quais, infelizmente, muitos insistem em negar. Campanhas como por exemplo a "Xixi no banho", da fundação SOS Mata Atlântica nos conscientiza que algo antes visto como "porquisse" pode ser de extrema ajuda ao economizar água das descargas.
E, cada vez mais, estas atitudes se tornarão cruciais para o homem e o planeta, o que é perceptível ao evidenciarmos as proporções que questões ambientais vem tomando. Caso a senadora Marina Silva se candidate, o próprio futuro presidencial brasileiro pode ser decidido por questões ecológicas, uma vez que estas estão claramente inseridas nas propostas do Partido Verde, ao qual a senadora acaba de ingressar.
E é isto que o meio ambiente representa: algo amplo, irrestrito, que beneficia desde cidadãos comuns a eleições políticas. E é assim que nossas atitudes devem ser tomadas, sem restrição, com todo e qualquer ato voltado para o ambiente, desde a simples preocupação com copos plásticos à nossa opção partidária eleitoral. Dessa forma garantimos a existência de um bem comunitário, que agracia a todos no planeta, assim como nossa própria existência.

Nenhum comentário: