quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Indignação política.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=entrevista-mostra-bem-como-e-o-presidente-lula-diz-serra-0402366ED4C95366&mediaId=359576

O vídeo acima, se somado à desrespeitosa reportagem exibida hoje no "Jornal Nacional" sintetiza o pensamento da oposição do presidente Lula. O dia amanheceu com uma manchete na Folha de São Paulo: "Aqui no Brasil Jesus Cristo teria que se aliar a Judas para fazer coalizão política", palavras proferidas pela presidente em entrevista. A metáfora, muito bem aplicada, denota apenas a sensatez do presidente ao reconhecer a situação política de seu país, aonde opositores fazem governos, e o jogo de interesses acaba definindo partidos e propostas políticas.
Pelo linguajar dito como chulo, em contraste com o do último presidente braisleiro, o renomado sociólogo e aplaudido no mundo todo, Fernando H. Cardoso, Lula é diariamente massacrado por opinantes preconceituosos que julgam toda e qualquer ação do seu governo baseando-se em seu grau de instrução.
Apesar de não ser de todo a favor dos extremistas, que acham que toda aparição de Lula nas grandes mídias (Rede Globo, Folha de São Paulo...) seja pensada em tom manipulador, acredito que este seja o argumento menos viável da direita atual: condenar Lula pelos seus discursos. Se ele é o burro, metalúrgico e alcoólatra, como gostam de evidenciar, porque os grandes e demagogos PSDBistas não entendem sequer uma metáfora?
Isso sim, é manipulado. O tom da crítica de José Serra, formado em economia e que já deu aula na faculdade Sourbonne, na França, do jeito que foi posto no site Uol, apenas contribui para uma visão negativa do atual presidente. E isso só piora se pensarmos que o bispo Dimas Barbosa, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) criticou Lula e deu-lhe uma tardia aula de cataquese explicando a relação de Jesus e os fariseus. Quem são os fariseus? De que merda isso importa na política brasileira? E o que a Igreja católica tem a ver com isso? Bispo deveria se limitar às suas missas e sua paróquia. A frase é completamente metafórica, e não uma herege, como foi maquiada.
E, nós sabemos que, se quisesse, a mídia poderia transformar a frase de Lula em poesia pura. Afinal, não é assim que as besteiras de Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia, Diogo Mainardi e ( _|_ ) José Simão são vistas por esse meios de comunicação? Tá na hora de mudar o discurso. O Brasil precisa de algum príncipe europeu como governante? De Madame Matarazzo no governo de São Paulo? De engenheiro civil formado pela POLI mas com extenso currículo de roubalheiras? Ou será que precisa de alguém que represente a realidade nacional? O sofrimento de grande parcela do povo e que, só por ter sentido esse sofrimento na pele, é difamado constantemente.
Precisamos de um político que nos represente bem exteriormente? Que eu saiba, a popularidade de Lula no exterior é igualmente alta, tanto quanto a sua por aqui, ou será que os cumprimentos de Mr. Barack Obama ("That's my man") e a escolha do Rio como sede olímpica não são suficientes exemplos? E, aliás, em tempos de Sílvio Berlusconi no poder na Itália, Nicolas Sarkozy desfilando ao lado da prostituta cantora Carla Bruni na França e um Nobel da paz comandando um país em guerra no Oriente Médio, acho que Lula faz até bonito em qualquer cenário internacional.

Sem mais, grande desabafo político!

Um comentário:

João Vitor disse...

ignorando a alfinetada da poli, precisamos dar uma leve filtrada no linguajar (leia-se censurar) e publicar para o mundo! sério.