terça-feira, 14 de julho de 2009

Dez maiores hinos do Rock.

Listagem feita por mim, em comemoração ao dia do rock, mas que será publicada com um dia de atraso devido a erro do próprio Blogger. Here we go...

10 - Blitzkrieg Bop.
O punk é como um divisor d'águas na história do rock. A partir de meados da década de 80 o estilo se populariza e quebra com aquela tradição de progressividade e peso do rock clássico, inspirando quase tudo o que viria a ser feito posteriormente. Os Ramones não são a maior nem mais famosa banda de punk rock, uma vez que sequer tinham envolvimento com a política, como o punk inglês, mas sintetizam a música rápida, simples e agressiva que é o punk, principalmente nessa canção, imortalizada pela frase "Hey, ho, let's go".
9 - All along the watchtower.
Diz a lenda que quando Bob Dylan leu a bíblia beat "On the road" fugiu de casa em busca de inspiração e passou a compor suas poesias, que marcaram a contracultura norte-americana da década de sessenta. Tal movimento se opunha à guerra do Vietnã, ao consumismo e as injustiças raciais dos EUA na ocasião, e essa canção, com letra de Dylan, na versão de Jimi Hendrix, lembrado até hoje como maior guitarrista da História, é o exemplo máximo do rock libertário e engajado da época.

8 - Lucy in the sky with diamonds.
Os Beatles não são exatamente uma banda de rock, mas simplesmente a maior banda da história da música, em matéria de fama, popularidade, vendas ou canções eternizadas. Uma destas canções, "Lucy in the sky with diamonds", marca a fase psicodélica da banda, e gera até hoje especulações, principalmente sobre a possível presença da palavra LSD nas iniciais da música. Teorias conspiratórias, drogas e psicodelia: a música é um hino dessa fase criativa e alucinógena do rock.7 - Paranoid
O Black Sabbath é tido como criador do Heavy Metal, o que já os eleva a um patamar extremamente inspirador e criativo dentro do rock. A voz abafada de Ozzy, os riffs fúnebres e tidos como satãnicos de Tony Iommi marcam uma caracterização mística e de terror dentro da música, algo muito comum no rock feito após o grupo. A súplica "Can you help me ocuppy my brain" proferida nesta música mostra a figura do rockeiro atordoado e incompreendido, eternizado dentro do estilo.
6 - Another brick in the wall.
O Pink Floyd é outra banda de rock extremamente inovadora. A formação clássica dos músicos, aliada à grande harmonia das notas e psicodelia os tornou os maiores representantes da progressão. A música "Another brick in the wall" e seu memorável refrão "Hey teacher, leave them kids alone" marca o álbum "The wall", obra-prima da banda com letras cheias de significados e mensagens psicológicas, como pode ser visto nas pertubadoras imagens do filme homônimo de 1982.
5 - My Generation.
O The Who simplesmente criou a presença de palco, a perfórmance e a energia agressiva e extremamente viva do rock n' roll. Os saltos do guitarrista Pete Thowsend, os movimentos do vocalista Roger Daltrey, os golpes rápidos de Keith Moon na bateria aliados ao controle do baixo de John Entwistle, tudo isso marcou uma das maiores bandas do rock. A atitude romântica, marcada pela frase "I hope I die before I get old" e as quebras de instrumento e cenário inspiraram uma geração expressiva e incosequente, para a qual a única definição de felicidade era a boa música e a liberdade.
4 - Stairway to heaven.
Apesar de possuir uma música chamada "Rock and roll" e que com certeza também é um hino, é "Stairway to heaven" a música mais popular do Led Zeppelin. Nela podemos presenciar a perfeição dos instrumentistas e o vocal inigualável de Robert Plant, em tom melódico mas em algumas partes beirando à agressividade, o que serve de prévia para maiores e melhores músicas da banda, uma das mais completas do rock.
3 - Rock and roll all night.
A frase "I wanna rock and roll all night and party every day", da música do Kiss, resume os desejos de todos os rockeiros. Ainda mais vinda da banda de hard rock com uma das apresentações mais marcantes da história, com muitas luzes, pirotecnia e jorros de sangue, além de uma música com tirmo rápido e pesado. Fora as conspirações, tão características do rock, que permeiam a banda, como por exemplo o nome da banda que seria a sigla para Kids in Satan Service, ou à respeito da língua do baixista Gene Simmons. O Kiss tem o rock como alma de suas perfórmances e de suas músicas, tendo entrado prà história com suas carecterísticas singulares.2 - Tutti Frutti.
Uma das músicas pioneiras do rock, originalmente de Little Richard, marca bem o que seria este estilo que já tem mais de 50 anos. Ritmo dançante, rápido, com sonoridade diferente de tudo que já havia sido feito, a música inaugura com perfeição o rock, e é até hoje lembrada nas sessões de dança de rock clássico, ainda mais por ter sido gravada pelo popularíssimo Elvis Presley que acabou recebendo o não tão merecido título de rei do rock, que caberia muito melhor a Little Richard, por exemplo, um dos reais criadores do maior estilo musical da História.1 - Satisfaction.
Os Rolling Stones são uma unanimidade. Se popularizaram eternamente entre fãs de qualquer estilo musical, principalmente com "Satisfaction". Apesar de a real qualidade da banda transcender a opinião popular e o valor comercial, sendo apenas visível por aqueles que entendem o verdadeiro espírito do rock n' roll e que pode ser definifo pela atuação agitada de Mick Jagger, a guitarra imortal de Keith Richards e a bateria estruturada de Charlie Watts, por exemplo. Quem nunca gritou "I can't get no satisfaction" e se libertou ao fazê-lo? Então um grande viva aos Stones e ao hino que criaram para representar o estilo mais libertador de todos.

2 comentários:

João Vitor disse...

Só uma pergunta...
É uma lista onde a ordem tem significado qualitativo ou não?
Porque se for, além do STARway, vou criticar isso também!

João Vitor disse...

seu blog perdeu 50% da graça depois que você mudou a música ;)